top of page

2019

Realidade virtual aplicada a dados geocientíficos

Em março de 2019, Charles Freitas e Hebert Ramos, representantes da empresa “GE21 Consultoria Mineral”, palestraram sobre “A realidade virtual aplicada à integração, visualização imersiva e análises avançadas de dados geocientíficos”, apresentando o software “Geovisionary”, desenvolvido pelo Serviço Geológico Britânico em parceria com a Virtalis.

Geologia de Titã pela Missão Cassini (NASA)

Em comemoração ao Dia d@ Geólog@, o Prof. Dr. Álvaro Penteado Crósta, palestreou sobre a “Geologia de outros mundos: Desvendando Titã”, onde apresentou dados de seu trabalho desenvolvido em parceria com a NASA, trazendo as principais características geológicas de Titã e descrevendo os processos atuantes naquele corpo planetário, graças ao que foi desvendado pela Missão Cassini.

Mudanças químicas dos oceanos após 2,5 Ga

Em maio de 2019, o pesquisador Ernest Chi Fru da Universidade de Cardiff apresentou a palestra “Chemical Transition to a New Ecosystem Stable State After 2.5 Ga. Ago”, trazendo a discussão sobre mudanças químicas nos oceanos após o primeiro aumento global de oxigênio na atmosfera da Terra, bem como como o ecossistema marinho mudou e se adaptou após esse evento.

Modelagem espacial, geoquímica e sensoriamento remoto

Em setembro de 2019, numa parceria com o student chapter IEEE GRSS UNICAMP, o Prof. Dr. John M. Carranza palestrou sobre “Spatial Exploration of the Third Kingdom”, onde apresentou seus trabalhos sobre modelagem especial prediditva de prospectividade mineral, geoquímica de exploração/ambiental e sensoriamento remoto geológico/mineral.

2018

Projeto Cajueiro (Cu-Au), Noroeste da Província Alta Floresta

Em março de 2018, os CEOs Michael Bennett e Chairman Alan Carter da Altamira Gold palestraram sobre "Os desafios e resultados da exploração mineral na região noroeste da Província Alta Floresta (nordeste de Mato Grosso), com ênfase no projeto Cu-Au Cajueiro  (0.5 Moz)". O evento foi prestigiado por professores, profissionais da indústria, estudantes de graduação e pós-graduação.

Geofísica e geoquímica prospectiva no Vale do Ribeira

Em abril de 2018, pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) palestraram sobre atividades de campanha recentemente realizadas no Vale do Ribeira pela CPRM. Os palestrantes apresentaram os novos resultados de exploração, geofísica e geoquímica prospectiva, além de unidades geológicas e zonas mineralizadas recentemente  mapeadas no Vale do Ribeira. Professores e estudantes de graduação e pós-graduação prestigiaram o evento.

Alinhamento aos Códigos Internacionais de Recursos e Reservas

Em agosto, a Dr. Glaucia Cuchierato da GeoAnsata palestrou sobre "O alinhamento da legislação brasileira aos Códigos Internacionais de Recursos e Reservas" abordando tópicos relacionados à indústria mineral no Brasil e no mundo. Os tópicos abordados foram leis e regulamentos, setor de estudos e estratégias para produtores e consumidores da indústria mineral, avaliação de Recursos Minerais, certificação internacional e qualidade da informação. Estudantes do último ano da graduação foram o público-alvo.

Depósitos cupríferos brasileiros

Em Outubro de 8, durante a X Semana de Geologia da UNICAMP, a Profa. Dra. Lena Monteiro, a convite da SEG UNICAMP, palestrou sobre os “Depósitos de cobre no Brasil: Configurações Geológicas, Processos e Evolução de Sistemas Minerais”, trazendo a importância do conhecimento de configurações geológicas e da evolução do sistema mineral cuprífero para estimar novos potenciais metalogenéticos.

2017

Interação entre elementos-traço e sulfetos em ambientes sedimentares oxidados e anóxicos

Em novembro, o professor Christophe Renac da Université de Nice Sophia Antipolis - França  palestrou sobre "Interação entre elementos-traço e sulfetos em ambientes sedimentares oxidados e anóxicos" durante sua visita ao Brasil como resultado de porjeto em colaboração com a prof. Dr. Maria José de Mesquita do Instituto de Geociências da UNICAMP. A palestra foi assistida principalmente por estudos de pós-graduação além de professores do Instituto.

Depósitos de Cu do tipo andino

Em junho, o geólogo Andrés Luis Navarro  palestrou sobre "Características geólogicas, técnicas de mapeamento e prospecção de depósitos cupríferos do tipo andino no Chile e na Argentina" que são fruto de mais de 20 anos de experiências nesse tipo de contexto geológico.. durante sua visita ao Brasil como resultado de porjeto em colaboração com a prof. Dr. Maria José de Mesquita do Instituto de Geociências da UNICAMP. O público-alvo foram alunos do último ano de graduação além de estudantes de pós-graduação.

O Futuro da Exploração Mineral

Futuro da Exploração Mineral no Brasil 

Em agosto, o palestrante Dan Wood ministrou sobre "Exploração Mineral: uma abordagem para o futuro". O foco da palestra foi apresentar ferramentas exploratórias que poderão ser úteis além de quais tipos de terrenos geológicos são subestimados.  Espectadores foram compostos por profissionais da indústria, professores, alunos de graduação e recém-formados. Contamos com a visita de mebros dos capítulos estudantis da Universidade de São Paulo e da Universidade Estadual de São Paulo. 

Em setembro, o geólogo Gustavo Mello da Agência para o Desenvolvimento da Indústria Mineral Brasileira (ADIMB) palestrou sobre "Panorama e Perspectiva da Exploração Mineral no Brasil" . O foco da palestra foi discutir a importância da geologia econômica em tempos de crise.  O público-alvo foram estudantes do último ano do curso de geologia. 

2016

Integração de dados de províncias metalogenéticas brasileiras

Em abril de 2016, Francisco Valdir Silveira do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) palestrou sobre “Reavaliação das províncias metalogenéticas brasileiras: estudos de áreas de relevante interesse mineral“. A apresentação focou nos avanços recentes na compreensão de províncias metalogenéticas brasileiras em escala regional por meio de integração de dados pela CPRM.

Cinturão do cobre africano: o depósito Kamoa

Em setembro de 2016, o estudante de doutorado e geólogo de exploração Pedro Cordeiro palestrou sobre "O depósito de cobre Kamoa na República Diplomática do Congo" hospedado pelo cinturão do cobre na África Central. A apresentação permitiu que a comunidade acadêmica da UNICAMP se familiariza com a vivência desse projeto de exploração mineral bem como trouxe novas perspectivas quanto à correlação entre depósitos minerais do exterior e do Brasil.

2015

Exploração na região Leste da província Aurífera Alta Floresta (MT)

Em abril de 2015, o então doutorando José Henrique da Silva Matos Nogueira palestrou sobre “Tipologia de mineralização de Au e metais base da região Leste da província Aurifera Alta Floresta (MT): considerações sobre apectos exploratórios, tecnológicos e econômicos”. Nogueira trabalhou nessa província e além de informações relevantes à exploração aurífera na região, sua palestra incluiu conceitos de geologia econômica e prospecção de ouro. 

Associações ígneas alcalinas e alcalino-carbonáticas do SE da plataforma brasileira

Em junho de 2015, o Prof. Dr. Rogério Guitarrari Azzone palestrou sobre "Aspectos mineralógicos, petrológicos e geoquímicos de Associações Ígneas Alcalinas e Alcalino-Carbonáticas: ocorrências de idades Mesozoicas a Cenozoicas da porção sudeste da plataforma brasileira" para uma audiência de 25 pessoas. Azzone possui mais de 10 anos de experiência no estudo de rochas alcalinas.

Komatiitos e mineralizações associadas

Em setembro de 2015, o Prof. Dr. Johann Hans Daniel Schorscher palestrou sobre "Petrogênese de komatiitos e mineralizações associadas; exemplos no Brasil e no mundo". Dr. Schorscher, até então professor e pesquisador aposentado da USP, conduziu a maior parte de sua pesquisa em evolução crustal do Arqueano ao Fanerozoico, sudeste do Cráton São Franciso, petrôgenese, metalogênese e tectônica do Greenstone Belt Rio das Velhas do Supergrupo Rio das Velhas. 

Exploração em Carajás

Em outubro de 2015, o gerente geral da VALE S.A., Fernando Martins Grecco, palestrou sobre a evolução da exploração mineral na Província Mineral de Carajás desde 1968 com foco nos impactos de avanços tecnológicos na exploração e indústria mineral. Cerca de 60 pessoas prestigiaram a palestra que ocorreu durante a Semana da Geologia UNICAMP (SEGEU).

A descoberta de Carajás

Em outubro de 2015, o geólogo Breno Augusto dos Santos palestrou sobre a descoberta da Província Mineral de Carajás intitulada “Carajás, um caso histórico”. O geólogo Santos participou da descoberta de uma das formações de formação ferrífera bandada mineralizada na província. Além do incentivo dados aos estudantes para ingressar na exploração mineral, o palestrante enfatizou os pontos-chave de seu início de carreira e como seu time trabalhou na descoberta de depósitos de Fe, Mn, Cu e Au.O evento ocorreu durante a Semana da Geologia UNICAMP (SEGEU).

2014

Minerais novos do Brasil descritos no século XXI

Em abril de 2014, o Prof. Dr. Daniel Atencio palestrou sobre os novos minerais recentemente descobertos no Brasil nos últimos anos. O palestrante apresenta sólida experiência no ramo de Mineralogia. A audiência de 35 pessoas foi bem diversa e composta por estudantes de todas os anos de graduação.

Ciclo de Palestras da Metalogênese

Em junho de 2014, a Profa. Dra. Carolina Penteado Natividade Moreto palestrou sobre "Evolução metalogenética de depósitos cupríferos do Cinturão Sul do Cobre, Província Carajás". O então mestre Rafael Rodrigues de Assis palestrou sobre "“Província Aurífera de Alta Floresta (MT): depósitos auríferos associados a sistemas plutônicos-vulcânicos paleoproterozoicos".

bottom of page